Linguística Pré-Saussuriana:
Pensava-se na origem de um signo e os processos que este signo sofreu ao longo dos anos(posição da gramática comparada e da linguística histórica).
FuncionalismoX Estruturalismo
Para o Funcionalismo, a língua se explica pelo uso(ex.: é o uso que possibilita o uso do advérbio aí como conjunção aditiva ).Para o estruturalismo todas as mudanças que podem ocorrer são fatos previstos pelo sistema linguístico.
Estruturalismo europeu:
-Mecanismo da estrutura/ princípio da estrutura:
Não é possível pensar um elementoo linguístico sem considerar a relação que ele tem com outros.
-Princípio da autonomia:
A organização interna de uma língua é um dado original e não pode ser obtida a partir de outra ordem de fatos externos, que lhe são estranhos.A língua é um sistema de signos que se define exclusivamente por suas relações internas.
Portanto, os elementos linguísticos se explicam internamente, o sistema se sustenta por si só e a língua é independente das questões que lhe são exteriores.
Além disso, do ponto de vista estrutural, tanto uma sentença como "nós vai no mercado" quanto uma como "nós vamos ao mercado " são aceitáveis pois ambas comunicam que alguém vai a algum lugar e todos os falantes da língua portuguesa compreendem .
-Código de Postura da Língua- objetivo prescritivo
ex: você não pode preposicionar o sujeito pois está incorreto segundo as normas dos manuais de gramática.
-Biologia e Linguística estrutural têm um objetivo descritivo.
-Gerativismo: objetivo explicativo
Estruturalismo Americano:
Surgiu com Leonard Bloomfield que era tributário das ideias de Saussure.Os estruturalistas mais especificamente, os distribucionalistas norte-americanos, partindo da psicologia behaviorista, acreditavam que o estudo de um língua deveria ser feito a partir de uma reunião de um cnjunto, de um corpus tão variado quanto possível de frases efetivamente produzidas por falantes dessa língua( independente de classe social), em determinada época, com o objetivo de descrever as regularidades existentes nessas falas.
Para os estruturalistas as línguas se organizam em todos os seus aspectos estruturais(fonéticos, morfológicos e sintáticos) de uma maneira regular e reiterável.
Nos EUA de até então acreditava-se que a partir de um amostra você tem determinados resultados e com eles você pode generalizar todas as suas observações para o elemento ou a característica estudada(início do indutivismo).No entanto, regularidades e recorrências da língua são diferentes de prescrição.
Questão política existente nos EUA:
Era preciso descrever as línguas índigenas para saber o que os índios pensavam e omo agiam.
Contraste:
-Estruturalismo europeu: base epistemológica aristotélica/ a estrutura da língua se organiza em níveis e reflete uma dada realidade.
-Estruturalismo americano: base behaviorista/ o sujeito nasce como uma tábula rasa e no contato com os outros ampliamos nosso conhecimento/ precisa-se de uma amostra que deve ser representativa.
-Gerativismo: eu, enquanto falante de uma dada língua natural, sou capaz de explicar os fenômenos que acontecem nela.