terça-feira, 29 de setembro de 2009

Saussurianismo

22/09/2009
  • Linguística & Semiologia;
  • Língua & Fala;
  • Diacronia & Sincronia;
  • Sintagma(eixo das realizações/dos elementos realizados) & Paradigma(eixo das possibilidades de combinação entre os elementos linguísticos);
  • Subordinação da significação ao valor;
  • Níveis da análise linguística;
  • Signo linguístico:
-Significante e significado;
- Arbitrariedade do signo linguístico;
-Linearidade do signo linguístico;
-Mutabilidade e imutabilidade.
  • Delimitação da ciência;
  • Linguagem verbal: sistema da língua(langue) e sistema da fala(parole);
  • Prefência pela Langue.
Ø A linguagem tem uma relação indireta com a realidade e para Michel Pêcheux, a linguagem não é algo que não mantém relações com nada.

Existem três Saussures:
1º: Saussure dos anagramas;
2º:Saussure do CLG;
3º:Saussure dos manuscritos.

O Saussure dos anagramas considerava que o componente histórico é parte constitutiva da linguagem e nele percebe-se também o sujeito trabalhando com e na linguagem.
Já no 2º e o 3º Saussure encontramos a exclusão do contexto histórico e da diacronia.Além disso, a questão do sujeito é deixada de lado.
Contudo, nos 3 Saussures a relação signíca é tida como algo que pertence unicamente ao nível linguísitico.Os referentes não são levados em consideração e não há exterioridade (mundo) trabalhado.
O modelo positivista de conceber a ciência era o modelo vigente na época e implicava na sistemacidade e na objetividade.Por isso, Saussure excluiu toda a interferência do sujeito sobre o objeto para construir verdades ( excluindo além do sujeito, referente e história).

Ø Apesar de preferir a langue (e recortar a parole pois esta traz as particularidades e as singularidades do falante), Saussure diz que a fala não é assistemática. Para ele, a fala apenas possui uma sistematicidade e uma regularidade diferente da língua.

Ø O objeto língua pode ser estudado pela visão sincrônica ou diacrônica. Os pré-sausserianos privilegiavam o estudo diacrônico mas Saussure privilegiava o estudo sincrônico pois acreditava que a historicidade já está presente em um recorte da língua e por isso não haveria necessidade do estuda diacrônico desde os primórdios da história de determinada língua.

Ø Modo Saussuriano de ver a história: cronológico.
Ø Modo Bakhtiniano de ver a história: relacionado com as lutas de classes.


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