quarta-feira, 17 de março de 2010

Diferentes concepções da história da Linguística

História tradicional:
Consiste na narração de grandes personagens e grandes eventos históricos em uma ordem cronológica.
Quando aplicamos esse pensamento à linguística, pensamos nos macro eventos, ou melhor, só levamos em consideração eles.

História das mentalidades:
Defende que o mundo se organiza a partir de determinados valores que estão subjacentes àquilo que acontece na realidade, mentalidade que sustenta as práticas em determinado período, representações próprias a uma época ou grupo.
A tarefa dessa história é resgatar essas representações sem recobri-las com categorias anacrônicas.

História das ideias:
Parte do pressuposto de que a mentalidade não é homogêmea, não existe uma única mentalidade sustentando as práticas dos sujeitos, mas um conjunto de ideias.
Além disso, o sistema de representação das mensalidades/ideias é construído também pelo sujeito.
ex.: há diversos estruturalismos, estando eles em conflito.

Historiografia:
A historiografia ( que já foi explicitada um pouco na visão de Altman) é a maneira pela qual a história foi escrita. Ela refere-se à metodologia e às práticas da escrita da história, tratando-se de uma meta-história.
A historiografia não concorda, por exemplo, que Mattoso Câmara foi o primeiro a pensar na linguagem no Brasil pois certamente haviam outros pesquisadores e pensadores que viam a língua através da lógica, da filosofia, entre outras.

História das mentalidades X História das ideias
A história das mentalidades observa o que homens de um mesmo tempo têm em comum.Tem a ver com cotidiano(não necessariamente o cotidiano atual) e com "atos automáticos".
Para a história das ideias existe um sistema de representação que determina as práticas das pessoas sem que estas tenham a consciência que estão imerssas em tal sistema.
Além do mais, esse tipo de história considera tanto macros como micro eventos, sendo os pequenos fatos levados em consideração a partir de uma mentalidade dominante.
Por outro lado, para a história intelectual clássica o objeto fundamental é a ideia, considerada um a construção consciente da mente.

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