sexta-feira, 2 de julho de 2010

Discurso político e AD: história, conceitos e análises

Maingueneau fala que o 'destacamento' dos enunciados não é feito apenas pelas sentenças, mas também deve-se considerar que existem condições que permitem que os enunciados sejam "destacáveis".
A argumentação teórica do autor ainda discute as condições e os efeitos de enunciados destacáveis, remetendo à máxima heróica e fórmula filosófica.
Textos inteiros são cortados e é destacado e trabalhado apenas o que os meios querem mostrar: através da manipulaçãoo do discurso é possível construir ou destruir a imagem de alguém.
Se paramos para observar os discursos veiculados na mídia, observaremos como isso efetivamente acontece. De longas entrevistas que duram vários minutos ou até horas, os jornalistas manipulam a linguagem e fazendo o recorte onde é de seu interesse, com um objetivo comunicativo e de ascensão social específico.
Essa manipulação, contudo, não é utilizada apenas nos grandes meios, mas nas situações cotidianas.
Quantas pessoas não conhecemos que numa interação verbal, destacam apenas uma frase que a outra pessoa disse, repetindo-a várias vezes, construindo e passando uma imagem acerca do primeiro enunciador a um segundo enunciador, seja essa imagem construtiva ou destrutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário