- Momento inicial: 1957
-A linguagem é inata( apenas aos seres humanos pois só nós temos a faculdade mental da linguagem);
-Trata-se de um ógão da mente;
-A capacidade é inata: não a aprendemos no curso de nossa experiência de vida, mas já nascemos com ela;
-Tal competência só está em nossa mente.
Os animais possuem um instinto de comunicação.As danças das abelhas, por exemplo, não são consideradas linguagem pois só funcionam na sua totalidade.Elas são códigos e imutáveis. Se segmentarmos a dança das abelhas em várias partes, perceberemos que ela não passa nenhuma mensagem pois só tem sentido quando é completa.
Perspectiva materialista:
Culturas diferentes fazem com que as pessoas tenham visões diferentes do mundo.
Comportamentalismo X Cognitivismo
Posição cognitiva de ciência: o sujeito não é uma tábula rasa. O sujeito nasce com a capacidade da linguagem.
Para Skinner, a criança receberia estímulos linguísticos do ambiente e então produziria respostas verbais.
Chomsky não pensa assim.Para ele, se a tese de Skinner fosse verdadeira, a criança, ao receber estímulos pobres, só seria capaz de reproduzir sentenças pobres.No entanto, mesmo recebendo estímulos pobres, somos capazes de ter um comportamento verbal complexo.
O cognitivismo propõe que a mente humana não seja vista como uma caixa vazia, como queriam os comportamentalistas.
O Problema de Platão e o Problema de Orwell
O Problema de Platão corresponde à pobreza de estímulos e a nossa grande aprendizagem a partir deles.
Já o Problema de Orwell se trata do indagação de que como podemos saber tão pouco se temos tantas evidências, como não assinalamos passivamente conteúdos e como temos tantas informações e escolhas mas assimilamos poucas delas.
Aquisição e aprendizagem da linguagem
Para Chomsky a linguagem não é aprendida mas adquirida. Já a escrita, ao contrário, é aprendida e não adquirida.
Já nascemos com princípios da linguagem universais que nos indicam as propriedades centrais que qualquer língua humana pode ter.
Embora os dados recebidos do ambiente sejam pobres, assistemáticos e fragmentados, conseguimos adquirir uma língua porque nascemos com princípios gerais, que nos ajudam a organizar os estímulos verbais deficientes em estruturas complexas.
A aquisição é um termo natural e espontâneo diferente da aprendizagem. A aquisição é o que ocorre à criança exposta a estímulos linguísticos: o órgão da linguagem opera ativamente sobre esses estímulos, produzindo uma aquisição de uma língua específica.
A G.U.(Gramática Universal) só é acessada de maneira natural e espontânea até um certo período da vida(perto da puberdade).Após a puberdade, não adquirimos uma língua naturalmente mas temos de aprendê-la pois nesse período o órgão mental da linguagem já está constituído e temos dificuldade em acessá-lo.
Estágios de Aquisição(segundo Chomsky)
1) Estágio dos balbucios;
2) Em alguns meses, fixam-se os sons falados nas línguas ao seu redor (fixação do sistema fonológico de uma Língua Natural);
3) Por volta dos 8-10 meses as crianças passam a pronunciar palavras isoladas da sua língua.É o período holofrástico(a pragmática vai se construindo);
4) Mais alguns meses e as crianças passam a formar frases de 2 palavras.É o início da sintaxe;
5) Após isso, as crianças aumentam seu vocabulário e seu conhecimento das regras de construção presentes na língua( mais ou menos aos 18 meses) , adquirindo seu sistema fonológico e morfológico, mesmo ainda não dominando as estruturas mais complexas da língua. Após os 24 meses, o processo vai sendo aprimorado. Há um aumento do vocabulário, do conhecimento das regras e mais ou menos aos 15 anos a pessoa atinge a maturidade linguística.
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