Não se pode pensar em discurso sem pensar em interdiscurso e formação discursiva.
O interdiscurso equivale ao discurso transverso.Como já foi mencionado, o discurso transverso se trata da organização do pré-construído em um outro discurso.
A formação discursiva, por sua vez, é o lugar ideológico que determina como o discurso vai ser construído. Ela é a matriz de sentidos que regula o que pode e deve ser dito.Toda fd está atrelada a uma formação ideológica(FI).
Por mais que tentemos apagar a história , não será possível pois ela deixa rastros através da memória e da linguagem. São resquícios (implícitos ou explícitos) que não podem ser apagados.
Heterogeneidade discursiva
1) Heterogeneidade constitutiva: todo discurso se constitui a partir de outro discurso(lembre-se do interdiscursividade!).
2)Heterogeneidade mostrada e marcada: quando um único locutor produz um certo número de formas linguisticamente perceptíveis no nível da frase ou do discurso, e inscreve o outro explicitamente em sua fala.
Formas de marcar o outro no discurso: aspas, itálico, citações, glosas, sic, entre outras.
Ex.: Felipe disse que você está bonita.
3) Heterogeneidqade mostrada e não marcada: representa , pelo continuum, a incerteza que concretiza a referência do outro.
Não há índices de autoria no discurso do outro.
Formas implícitas de heterogeneidade: discurso indireto, ironia, esteriótipo , imitação.
A presença do outro não é explicitada por marcas unívocas na frase. Esse jogo com o outro no discurso opera no espaço do semidesvelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário