Por meio de exemplos, serão explicadas as quatro escolas estudadas (estruturalismo, gerativismo, materialismo e funcionalismo além de um breve comentário sobre a gramática normativa) e as especificidades de cada uma delas.
1) Gramática normativa
Vê a língua como expressão do pensamento.
Objetivo: prescrever o uso / normativizar
ex.:
2)Estruturalismo
Vê a língua como um sistema de signos
Objetivo: descrever a língua e suas regras
Ex.:
3) Geratisvimo
Abordagem explicativa
Obetivo: explicar as regularidades da língua
Vê a língua como uma faculdade, uma capacidade inata.
Ex.:
4) Materialismo /AD
Abordagem interpretativa
Pensa a língua como a manifestação da ideologia.
Objetivo: analisar de que lugar social os sujeitos estão falando e observar os discursos e seus efeitos de sentido.
Ex.:
5)Funcionalismo
Pensa a língua em uso, em situação de interação.
Leva em consideração os sujeitos que falam, que ouvem e o contexto em que estão inseridos.
Pensa como a língua funciona concretamente e diz que as sentenças em português se organizam , majoritariamente, na ordem tópico-comentário.
Objetivo: pensar na língua na situação de interação.
Ex.:
Nenhum comentário:
Postar um comentário